PROVA OBJETIVA
ü Aplicar-se-á uma série de perguntas diretas para respostas curtas, com apenas uma solução
possível, elaborada através de
conteúdos selecionados, com chaves de correção, e instruções sobre a maneira
adequada de responder às perguntas, sendo definido o valor de cada questão e multiplicado pelo
número de questões corretas.
ü Analisar-se-ão os itens que muitos erraram para ver se
a questão foi mal formulada ou se é preciso retomar o conteúdo específico.
PROVA DISSERTATIVA
ü Aplicar-se-á uma série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer
relações, resumir, analisar e julgar, na qual o estudante tem a liberdade para
expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e
expressão.
ü Elaborar-se-á poucas questões e dar-se-á tempo suficiente para que os
estudantes possam pensar e sistematizar seus pensamentos.
ü Definir-se-á o valor de cada pergunta e atribuir-se-á
pesos à clareza das ideias, ao poder de argumentação e à conclusão e a
apresentação da prova.
ü Se o desempenho não for satisfatório, criar-se-ão experiências e novos
enfoques que permitam ao estudante chegar à formação dos conceitos mais
importantes.
SEMINÁRIO
ü Utilizar-se-á a fala e materiais de apoio próprios para
o tema, possibilitando a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz,
levando-se em conta a faixa etária e nível de conhecimento da turma.
ü Conhecer-se-á as características pessoais de cada
estudante para saber como apoiá-lo em suas principais dificuldades.
ü Ajudar-se-á o estudante na delimitação do tema, fornecendo-lhe
bibliografia, esclarecendo-lhe os procedimentos de apresentação ensaiando com
todos os estudantes.
ü Atribuir-se-ão pesos à abertura, ao desenvolvimento do
tema, aos materiais utilizados e à conclusão.
ü Estimular-se-á a turma a fazer perguntas e opinar.
ü Caso a apresentação não tenha sido satisfatória,
planejar-se-ão atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento
dos objetivos não atingidos.
TRABALHO EM GRUPO
ü Aplicar-se-á atividades de natureza diversa (escrita, oral,
gráfica, corporal, etc.) realizadas coletivamente
sob orientação e apoio da professora.
ü Propor-se-ão atividades ligadas ao conteúdo com o
fornecimento de fontes de pesquisa, ensinando os estudantes os procedimentos e
indicando materiais
para alcançar os objetivos.
ü Observar-se-á se todos os estudantes participaram e
atribuir-se-ão valores às diversas etapas do processo e ao produto final.
ü Observar-se-á como os estudantes trabalham para poder
organizar agrupamentos mais produtivos da perspectiva da aprendizagem dos conteúdos.
DEBATE
ü Proporcionar-se-á momento em que os estudantes exporão
seus pontos de vista sobre um assunto polêmico, dando a chance de participação
a todos e não tentando apontar vencedores, pois o principal é priorizar o fluxo de informações
entre as pessoas.
ü Definir-se-á o tema, orientando a pesquisa e combinando
as regras juntamente com os estudantes.
ü Pedir-se-á relatório (conforme faixa etária e nível de
conhecimento linguístico da turma) sobre os pontos discutidos.
ü Estabelecer-se-ão pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do
uso da palavra e a obediência às regras combinadas.
RELATÓRIO INDIVIDUAL
ü Averiguar-se-á se o estudante adquiriu os conhecimentos
previstos através de texto produzido por este, após atividades coletivas e/ ou individuais que permitem
ao estudante tomar notas ao longo do processo para facilitar a redação.
ü Corrigir-se-á gramática e ortografia.
ü Estabelecer-se-á pesos para cada item a avaliar
(conhecimento dos conteúdos, estrutura do texto, apresentação).
OBSERVAÇÃO
ü Analisar-se-á o desempenho do estudante em fatos do
cotidiano escolar e/ ou em situações planejadas, a fim de obter informações
sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora.
ü Far-se-ão anotações na hora, evitando generalizações e
julgamentos subjetivos e considerar-se-ão somente os dados fundamentais no
processo de aprendizagem.
ü Em ficha pré-elaborada, anotar-se-ão atitudes,
habilidades e competências que serão observadas, a fim de auxiliar na percepção
global da turma e na
interpretação dos dados.
ü Comparar-se-ão as anotações do início do processo com as mais recentes para
perceber no que o estudante avançou e no que precisa de acompanhamento.
CONSELHO DE CLASSE
ü
Através de reunião liderada
pela equipe pedagógica, trocar-se-ão informações sobre a classe e sobre cada estudante para
embasar a tomada de decisões.