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26/01/2014

ALGUNS TIPOS DE AVALIAÇÃO


PROVA OBJETIVA
ü Aplicar-se-á uma série de perguntas diretas para respostas curtas, com apenas uma solução possível, elaborada através de conteúdos selecionados, com chaves de correção, e instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas, sendo definido o valor de cada questão e multiplicado pelo número de questões corretas.
ü Analisar-se-ão os itens que muitos erraram para ver se a questão foi mal formulada ou se é preciso retomar o conteúdo específico.


PROVA DISSERTATIVA
ü Aplicar-se-á uma série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e julgar, na qual o estudante tem a liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
ü Elaborar-se-á poucas questões e dar-se-á tempo suficiente para que os estudantes possam pensar e sistematizar seus pensamentos.
ü Definir-se-á o valor de cada pergunta e atribuir-se-á pesos à clareza das ideias, ao poder de argumentação e à conclusão e a apresentação da prova.
ü Se o desempenho não for satisfatório, criar-se-ão experiências e novos enfoques que permitam ao estudante chegar à formação dos conceitos mais importantes.

SEMINÁRIO
ü Utilizar-se-á a fala e materiais de apoio próprios para o tema, possibilitando a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz, levando-se em conta a faixa etária e nível de conhecimento da turma.
ü Conhecer-se-á as características pessoais de cada estudante para saber como apoiá-lo em suas principais dificuldades.
ü Ajudar-se-á o estudante na delimitação do tema, fornecendo-lhe bibliografia, esclarecendo-lhe os procedimentos de apresentação ensaiando com todos os estudantes.
ü Atribuir-se-ão pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão.
ü Estimular-se-á a turma a fazer perguntas e opinar.
ü Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planejar-se-ão atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.

TRABALHO EM GRUPO
ü Aplicar-se-á atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal, etc.) realizadas coletivamente sob orientação e apoio da professora.
ü Propor-se-ão atividades ligadas ao conteúdo com o fornecimento de fontes de pesquisa, ensinando os estudantes os procedimentos e indicando materiais para alcançar os objetivos.
ü Observar-se-á se todos os estudantes participaram e atribuir-se-ão valores às diversas etapas do processo e ao produto final.
ü Observar-se-á como os estudantes trabalham para poder organizar agrupamentos mais produtivos da perspectiva da aprendizagem dos conteúdos.

DEBATE
ü Proporcionar-se-á momento em que os estudantes exporão seus pontos de vista sobre um assunto polêmico, dando a chance de participação a todos e não tentando apontar vencedores, pois o principal é priorizar o fluxo de informações entre as pessoas.
ü Definir-se-á o tema, orientando a pesquisa e combinando as regras juntamente com os estudantes.
ü Pedir-se-á relatório (conforme faixa etária e nível de conhecimento linguístico da turma) sobre os pontos discutidos.
ü Estabelecer-se-ão pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas.

RELATÓRIO INDIVIDUAL
ü Averiguar-se-á se o estudante adquiriu os conhecimentos previstos através de texto produzido por este, após atividades coletivas e/ ou individuais que permitem ao estudante tomar notas ao longo do processo para facilitar a redação.
ü Corrigir-se-á gramática e ortografia.
ü Estabelecer-se-á pesos para cada item a avaliar (conhecimento dos conteúdos, estrutura do texto, apresentação).


OBSERVAÇÃO
ü Analisar-se-á o desempenho do estudante em fatos do cotidiano escolar e/ ou em situações planejadas, a fim de obter informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora.
ü Far-se-ão anotações na hora, evitando generalizações e julgamentos subjetivos e considerar-se-ão somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem.
ü Em ficha pré-elaborada, anotar-se-ão atitudes, habilidades e competências que serão observadas, a fim de auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados.
ü Comparar-se-ão as anotações do início do processo com as mais recentes para perceber no que o estudante avançou e no que precisa de acompanhamento.

CONSELHO DE CLASSE

ü Através de reunião liderada pela equipe pedagógica, trocar-se-ão informações sobre a classe e sobre cada estudante para embasar a tomada de decisões.

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